Decapagem capilar, o que é e quando fazer?

Você já ouviu falar em decapagem capilar? Este é um processo químico que deve ser feito quando você se arrepende de ter pintado o cabelo ou deseja fazer a troca da cor atual. Porém como se trata de algo que exige um cuidado maior, ele deve ser feito apenas por profissionais da área de estética.

Mas o que é uma decapagem capilar?

Este é o nome do processo referente a remoção de tinta para o cabelo ou colorações artificiais no mesmo. É um procedimento bem agressivo aos fios, sendo uma segunda química logo após a coloração. É considerado um processo bem sensível.

Ela pode ser feita com produtos tradicionais de mercado para a remoção de pigmentos capilares. Há quem faça com uma mistura mais tradicional, já conhecida por muitos que nada mais é do que o pó descolorante e a água oxigenada.

Independente do produto escolhido, ele é aplicado nos cabelos e então é necessário esperar o tempo de reação. Assim que o produto agir, os fios devem ser lavados. Deixar tempo demais pode comprometer completamente os fios. Se feito da maneira errada ele pode causar o temido corte químico, ou seja, os fios ficam extremamente quebradiços.

Há casos em que é necessário fazer mais uma aplicação, principalmente se a pintura for em um tom muito escuro como, por exemplo, o preto azulado.

Conheça o esmalte em gel e saiba algumas das melhores dicas para cuidá-las!

Qual a diferença entre decapagem e descoloração?

Os processos são bem parecidos, mas cada um é feito em um período diferente. A decapagem é feita após seu cabelo receber uma cor artificial, trata-se de algo mais forte pois os fios já devem ter passado por uma descoloração.

A conhecida descoloração é quando vamos pintar o cabelo natural e precisamos retirar essa pigmentação.

Quando devo fazer uma decapagem?

Se você quer mudar a cor dos seus fios para uma coloração mais clara, a decapagem é recomendada. Mas é preciso saber que quanto mais escura a cor pré decapagem, mais trabalho dará para o profissional, o que pode impactar no preço.

As colorações mais escuras, principalmente o preto, exigem as vezes mais de uma aplicação.

O processo não é recomendado para aquelas que já fizeram procedimentos químicos para alisamento dos fios ou redução dos volumes. Praticamente todas as opções de mercado são incompatíveis com outros produtos químicos.

Você precisa fazer uma verificação da resistência dos fios e realizar os testes de mecha para verificar se o seu cabelo aguenta um novo procedimento químico.

Com é algo que “acaba” com o cabelo, você vai precisar utilizar produtos para hidratação e reposição de nutrientes após a decapagem.

O mais indicado é não ficar fazendo mais que dois procedimentos químicos por ano.

Deixe um comentário